08/02/2014

Culpado profissional


O anúncio no jornal não era uma farsa, surpreendentemente aquela figura em frente a mim repetiu com a boca cheia: "Prestamos serviços de culpa, você se impressionaria se soubesse quantas pessoas nos procuraram, todo mundo precisa de um culpado. Em que posso lhe ajudar?".

Gaguejei um pouco, pensei em voltar atrás, dizer que estava ali por engano, mas respirei fundo e fui em frente.

- Pre-pre-preciso... ... Preciso achar um culpado pelas minhas ações para continuar minha vida em paz.

- Você veio ao lugar certo! Que tipo de ações, ele questionou. Amorosas, profissionais... Criminosas?

- Do tipo amorosas.

- Bem, essas são as mais caras...

Olhou nos meus olhos, acendeu um cigarro e prosseguiu:

- Você precisa de um culpado para depositar todos seus erros. Justificar que seu papel foi perfeito o tempo todo e que tudo foi por água abaixo por conta de um outro alguém. Você precisa de um nome para entregar aos seus pensamentos, quando eles vierem lhe aterrorizar sobre o passado. Um nome que responda por tudo, que te livre do peso das suas expectativas. Você precisa de um culpado para justificar seu sofrimento e então relaxar no seu papel de vítima, frágil e carente, e que, por isso, não pode ser muito cobrada. Aquela pessoa que os outros dirão: "tadinha, está passando por um momento muito difícil". Seria isso?

- Si-sim... ...Isso! Exatamente isso!

- Nossos serviços garantem que você terá um responsável para culpar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você receberá um número exclusivo para ligar e xingar a hora que quiser. Nosso contrato de exclusividade permite que você fale mal de nós a qualquer momento, em qualquer ocasião, para qualquer pessoa.

- E é garantido mesmo?

- Garantimos seu total sigilo e contamos com uma extensa lista de clientes. Cada habitante desse planeta já requereu nossos  serviços em algum momento da vida.

- Você me convenceu! Quero contratar seus serviços.

- Você não vai se arrepender. Inclusive esse mês estamos com uma promoção para novos assinantes, fechando o plano do culpado amoroso você recebe grátis 3 meses do nosso pacote "livre de culpa", que lhe permitirá comer e beber à vontade, sem medo de ser feliz! Engordou? Coloque a culpa no metabolismo que iremos lhe disponibilizar!

- Nossa, que incrível! Me arrependo de não ter procurado vocês antes. Por curiosidade, vocês trabalham com mais algum serviço, além do culpado profissional?

- Olha, anos atrás quando começamos oferecíamos também o plano de motivação permanente, onde um consultor nosso jogava em sua cara todos os dias as suas responsabilidades, repassava suas metas e auxiliava na busca pelo seu futuro. Era um programa longo, duro, em que nosso papel era empurrá-lo constantemente para a luta. Sempre que um de nossos clientes pensava em desistir, estávamos lá, olhando nos olhos dele e dizendo: não será fácil, mas você escolheu o caminho difícil, em frente!

- Poxa, interessante. Não oferecem mais esse plano?

- Não, a saída era mínima.

- Que pena, de qualquer forma, ficarei com o culpado profissional mesmo. Não corro o risco de ficar viciado nisso não, né?!

- Amigo, fique tranquilo e lembre-se sempre: qualquer problema, a culpa é toda nossa!