08/07/2014

O ponto mais baixo


Se você quer evoluir em algo, seja lá o que for, precisa aprender desde cedo a andar de mãos dadas com o fracasso. Não existe nada melhor para o caráter do que uma boa derrota.

Para o vencedor o desafio acabou. O objetivo esta completo, não há nada mais para aprender, nada mais para estudar. A vitória trás consigo a ilusão do fim.

Entretanto, aprendemos desde cedo que a derrota é vergonhosa, que é motivo de lágrimas. O problema não é perder, mas o que perder significa. Mas a verdade é que o perdedor não é pior que o vencedor, nem o vencedor é melhor que o ganhador.

Perder com dignidade é uma grande bobagem, quem perde é quem ganha. Quem perde pode aprender com suas falhas, quem perde pode refletir sobre seus erros, quem perde recebe de presente um guia para crescer; o ganhador só recebe um título.

É difícil romper essa barreira, romper a barreira do preconceito, mas uma vez que você percebe o quanto ainda existe para aprender, perder é fundamental, perder é uma benção.

E não digo que a derrota de hoje pode motivar o sucesso de amanhã, como se ela fosse a justificativa de uma redenção, digo que a derrota de hoje já é a vitória! Já é o prêmio maior!

Observando a mim mesmo, vejo a ganância motivando o jogo, a ganância impulsionando minha vontade de querer mais e então, quando não correspondida, vejo a raiva nascendo da ganância e alimentando a tristeza de não ser quem acho que deveria ser.

Mas uma vez que vejo isso, posso ir além, posso sentar com a cabeça fria e    conversar com meus pontos fracos e assim dar mais um passo.

Olhando em volta, vendo o que essa vida representa, essa sucessiva brincadeira do Universo em criar novos momentos sem aparentemente nenhum objetivo, penso que talvez essa seja realmente a única vitória: caminhar apreciando a paisagem.

Nenhum comentário: