02/03/2009

Caminhos da India

Tem circulado pelo mundo virtual um email com fotos da India que a Globo não tem mostrado na novela "Caminhos da India", recebi ontem e achei interessante.

Primeiro precisamos tomar cuidado, porque fotos pontuais não podem ser utilizadas para criar julgamentos sobre uma cultura inteira. Fotos dos crimes brutais cometidos por traficantes do RJ, por exemplo, não são o retrato do Brasil como um todo, pelo contrário, representam apenas uma de muitas realidades que aqui existem.

Não se pode negar que a Globo escondeu toda a pobreza e miséria da India, apesar que mesmo isso tem mudado nos últimos anos, com a revolução tecnológica que acontece por lá.

Mas não estou aqui para falar disso, queria comentar sobre uma foto em especial:



É uma caveira humana em uma praia de areia, ao lado do Rio Ganges. Uma cena que causa nojo e revolta na maioria dos ocidentais, uma ofensa terrível contra o bom senso e os bons modos e um total desrespeito ao falecido e a família do falecido.

Mas a foto é na India e não no Brasil.

Eu achei a foto linda! Um lembrete constante da impermanência de tudo, da mudança que nos cerca, mesmo quando queremos fechar os olhos e insistir que a morte está distante e que nosso dia a dia é algo muito mais importante a se pensar.

Recebi outro email também sobre o filme 2012 que será lançado em novembro e vai tratar sobre a profecia Maia e tantas outras profecias que apontam o ano de 2012 como o momento da virada da humanidade.

Lembrei de 1999, quando disseram que o mundo ia acabar. Estava no colégio na época e organizamos uma festa chamada de "O Churrasco do Fim do Mundo", mas para nossa frustração o mundo não acabou.



Essa cena é do filme, um mosteiro nos Himalaias sendo levado pelo oceano. Dizem que vai acontecer de verdade e eu digo que realmente será verdade! Não a invasão do Everest pelo mar, mas a morte dos monges do mosteiro, essa sim é inevitável, pode ser em 2012, 2022, 2052 ou amanhã.

A caveira escrevendo no blog agora boia no Ganges.

É assim.

Nenhuma dúvida, nenhuma iluminação.
Pequena dúvida, pequena iluminação.
Grande dúvida, grande iluminação.

Mergulhe.
__

Página Principal


Nenhum comentário: